Como gerenciar a sustentabilidade nas obras?
Um dos maiores desafios para a construção civil atualmente, no que diz respeito a sustentabilidade das obras, está relacionado ao custo, pois o gerenciamento do planejamento e construção das mesmas passa antes de tudo pelo conhecimento dos materiais diferenciados e da segurança com os fornecedores.
Visando uma melhora nesta temática a Associação Brasileira de cimento Portland (ABCP), o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Bloco Brasil inovaram e estão desenvolvendo uma ferramenta para facilitar o gerenciamento da sustentabilidade em obras.
Esta ferramenta tem o intuito de possibilitar ao gestor o uso de uma plataforma de comparação entre uma gama variada de materiais sustentáveis existentes no mercado e os respectivos fornecedores e que este comparativo traga facilidade para diferenciação entre dados de consumo de agua, energia, matérias primas, geração de resíduos e emissão de CO2 para os empreendimentos, auxiliando assim na tomada de decisão quanto à inclusão ou não na obra.
Outro ponto fundamental da nova ferramenta é possibilitar a avaliação de propriedades importantes de cada material utilizado, como a durabilidade, resistência e refletância, como também informações de requisitos legais e de iniciativas socioambientais.
O setor da construção civil poderá, além de selecionar os produtos ideais, inventariar e certificar projetos e empreendimentos a partir de uma avaliação mais prática e detalhada garantindo um crescimento maior nas ações sustentáveis e adotando uma cultura mais coerente com praticas contemporânea e desenvolvimentista, o que denota no setor uma conjuntura mais equilibrada e com perspectivas cada vez mais próximas do pensamento sustentável.
O gerenciamento de uma obra ou de um projeto deve ser concebido tanto a buscar a sustentabilidade econômica como também garantir a obra um andamento com riscos diminuídos e previsões de custos com quesitos ambientais antecipados. Para isso não é necessário apenas uma ferramenta, mas também uma parceria e apoio de uma consultoria especializada em sustentabilidade. Para o setor, essa iniciativa é um diferencial competitivo, inovador e responsável para qualquer empresa da construção civil.
por Gian Franco Werner
Compartilhe