Contêiner: estrutura sustentável para construção civil
A idéia de utilizar contêineres para a construção surgiu na década de 90 na Inglaterra, através do olhar de arquitetos para os módulos metálicos abandonados com propósito de dar uma utilidade já que não poderia mais ser utilizado para o transporte de cargas, contudo, a inspiração no uso de contêineres pode ser mais antiga, sendo que existem pedidos de patente de 1850 para transformar vagões de trem que possuem o formato semelhante em restaurantes fixos.
Os contêineres, são utilizados comumente para o transporte de cargas portuárias, possuem uma vida útil de aproximadamente 20 anos, podendo suportar uma carga de 25 toneladas e ser empilhados com até 8 unidades. Nos dias atuais o setor da construção civil tem utilizado como parte integrante de obras após a sua passagem por um processo de tratamento e recuperação que inclui: limpeza, funilaria, serralheria, pintura e revestimentos.
Sua utilização tornou-se tendência inovadora na arquitetura moderna como base para a construção civil, sendo considerado uma obra rápida, sustentável e com um toque industrial deixando o ambiente com um charme diferenciado e ecologicamente aceitável. Além de ser utilizado para a construção de residências, os contêineres estão em alta como estabelecimentos comerciais na implantação de restaurantes e lanchonetes, principalmente por possuir um custo menor com relação a construção tradicional.
Dentre as diversas vantagens para a construção utilizando contêineres tem-se a agilidade, rapidez e facilidade de limpeza neste tipo de obra, por conta de o contêiner ser uma peça pronta diferentemente da construção em alvenaria por exemplo que depende de um período maior para ser concluída. Outro, porém, é que a quantidade de resíduos gerados durante uma construção é muito maios, assim há um menor impacto ambiental visto que não serão utilizados materiais como areia e cimento, denotando também um menor consumo de recursos naturais.
O processo de terraplanagem é mais econômico por conta de não exigir elevada movimentação de terra, o que ocorre também com as fases de fundações que necessitam apenas de quatro pontos estruturais para apoio do contêiner. A mobilidade é outro ponto vantajoso no uso do contêiner pois é de fácil remoção e transporte o que diminui também o custo em relação à construção tradicional.
Algumas desvantagens podem estar relacionadas a necessidade de mão de obra especializada, cuidados com isolamento térmico e acústico, o terreno necessita de espaço para movimentação de guindaste, há uma necessidade tratamento preliminar adequado para que não tenha vestígios de ferrugem ou de material contaminante que tenha sido transportado.
Devem ser tomadas algumas medidas preventivas no momento do planejamento do projeto e na compra do container, entretanto este tipo de material permite a simplificação e ampliação da planta original além de possibilitar a montagem e desmontagem, trazendo mais flexibilidade e sustentabilidade ao projeto final.
por Gian Franco Werner¹ Nathalia Guandalim²
Msc, Engenheiro e Perito Ambiental, Eng. de Segurança do Trabalho¹
Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitaria²
Compartilhe