BLOG

Percepção da População quanto a Construção Sustentável

Percepção da População quanto a Construção Sustentável
20 de Fevereiro de 2014
Voltar

Em 2013 a Plasma – Engenharia e Consultoria realizou uma pesquisa entre 300 pessoas buscando entender a percepção destas com relação a questões de sustentabilidade, sobretudo na construção civil.



O perfil dos entrevistados compreendia principalmente a faixa etária entre 26 a 35 anos (36%) e 36 a 45 anos (22%). Grande parte dos entrevistados residem em Balneário Camboriú (36%) e Itajaí (17%). Blumenau, Curitiba e Florianópolis juntas representavam 21%.



Quando questionados sobre a sustentabilidade, 65% dos entrevistados consideram o assunto de extrema importância a ser debatido. Embora 84 % das pessoas afirmaram ter conhecimentos básicos sobre o que é construção sustentável, 85% deles afirmaram que de um modo geral ainda faltam informações sobre sustentabilidade e que muitas vezes o assunto é mal abordado.



Quando perguntados sobre qual técnica de construção sustentável era mais importante, grande 36% dos entrevistados responderam a favor da captação da água da chuva. Outras três técnicas foram ressaltadas pelos entrevistados: utilização de materiais com certificação ambiental (17%), eficiência energética nas edificações (17%) e aproveitamento de iluminação e ventilação natural (16%), questão também atrelada ao desempenho energético.



Com relação aos benefícios de uma construção sustentável, 49% dos entrevistados consideram a minimização dos impactos ambientais o benefício mais significativo. Outros 27% consideram a redução do custo do condomínio, obtido a partir da redução de consumos durante a operação do edifício.


Quanto a compra de edifícios sustentáveis, 73% dos entrevistados dizem pretender investir neste tipo de imóvel nos próximos anos. Dos que responderam afirmativamente a esta questão, 26% estariam dispostos a pagar até 5% a mais por um apartamento sustentável, 39% estariam dispostos a pagar de 5 a 10% e 14% investiriam de 11 a 15% a mais por um imóvel com este diferencial, o que confirma a valorização destes empreendimentos.



A grande maioria dos entrevistados (95%) consideram importante uma certificação ambiental que garanta a sustentabilidade do edifício, comprovando que foram tomadas questões relacionadas ao meio ambiente na concepção do projeto e execução da obra.



Embora a pesquisa abranja um número restrito de pessoas, a percepção da população é uma ferramenta importante que fornece aos empreendedores a opção de planejar suas ações em direção às exigências do mercado. A tendência de tecnologias inovadoras e o contínuo desenvolvimento de técnicas construtivas faz com que a opção pela sustentabilidade seja um negócio cada vez mais lucrativo.


por Ricardo Schmeling



Compartilhe