BLOG

SELO CASA AZUL CAIXA BOA PRÁTICA PARA HABITAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

SELO CASA AZUL CAIXA BOA PRÁTICA PARA HABITAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL
20 de Março de 2014
Voltar

Em 2010 a CAIXA desenvolveu o “Selo Casa Azul CAIXA”, que tem como objetivo o reconhecimento e incentivo de projetos que demonstrem suas contribuições para a redução de impactos ambientais.



O Selo pode ser obtido em três níveis – ouro, prata e bronze – dependendo da quantidade de critérios atendidos pelo empreendimento dentro de seis categorias: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais.



O empreendimento residencial Bonelli da Rôgga Empreendimentos, em Joinville (SC), foi o primeiro a receber o Selo Casa Azul Caixa. Contemplando 32 critérios, o Bonelli recebeu o Nível Ouro. São 45 unidades habitacionais que contam com bicicletário, local para armazenamento de materiais recicláveis, áreas de lazer e áreas verdes e sistemas economizadores de água e energia. O projeto está inserido em malha urbana, com serviços essenciais próximos, e o morador pode acessar a pé áreas de lazer e comércio. Além disso, foi realizada a educação ambiental dos empregados, capacitação para a gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD), e a orientação aos moradores, para garantir o bom uso dos componentes e equipamentos previstos.



O Eng. Carlos Gerson Castanho, um dos responsáveis pela obra, explica que a ideia de adesão ao Selo partiu do pioneirismo, associada à publicidade e marketing verde adquirido com o sucesso do empreendimento. O engenheiro explica que não teve grandes dificuldades no atendimento aos critérios propostos, afirmando a viabilidade de implantação do Selo.


Segundo ele, o critério mais trabalhoso foi o número 2.8, referente ao desempenho térmico de orientação ao sol e ventos. O critério busca proporcionar ao usuário condições de conforto térmico mediante estratégias de projeto. Como o empreendimento era feito de alvenaria estrutural, a equipe de projetos teve de trabalhar de um modo diferenciado para conseguir o resultado proposto. Como o critério é fundamentalmente da etapa de projeto, o investimento para implantação não foi elevado.



A adesão ao Selo é voluntária, podendo ou não estar associada a empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. O atendimento aos critérios propostos também influenciam na qualidade do empreendimento, agregando no marketing e valorização, além de incorporar atitudes e processos que envolvem toda a cadeia, de projetistas a operários, proporcionando melhorias no sistema produtivo da construção civil.


por Ricardo Schmeling



Compartilhe