BLOG

Uso de contêineres na construção civil

Uso de contêineres na construção civil
10 de Abril de 2018
Voltar

Recentemente o setor da construção civil passou a utilizar estruturas de containers para projetos de residências, comércios e até para empreendimentos de maior parte. Essa opção virou tendência neste campo, e atualmente vários são os projetos optando por esta nova alternativa, devido aos seus inúmeros benefícios, seja econômica ou ambiental.


Os containers possuem grande resistência e durabilidade, pois, antigamente, eram utilizados somente para o transporte de cargas marítimas, mas nos últimos tempos eles vem ganhando espaço na construção civil, por ser uma estrutura que garante resistir ao uso intenso e constante. Apesar deles apresentarem fortes qualidades, no mercado de transportes eles são descartados muito rápido contrapondo com sua grande vida útil, e com isso, eles podem ser reaproveitados para projetos arquitetônicos.


Uma das vantagens da utilização de container, é o fator de sustentabilidade, pois o mesmo é reutilizado para uma nova função, evitando o abandono de peças, a acumulação de resíduos e entulhos na natureza que, consequentemente, reduzem o impacto ambiental. Ao aproveitar uma estrutura de container em determinada obra, também é reduzido a utilização de matéria prima, proveniente de recursos naturais, como cimento, tijolos, madeira, ferro, água, pedra e areia.


Além da sustentabilidade, outra vantagem do uso de containers, é a economia, pois utiliza menos matéria prima e, sua estrutura modular facilita a execução do projeto, dispensando os processos de fundação e terraplanagem. Ao dispensar estes processos, consequentemente, o tempo de execução da obra será com mais rapidez, podendo ficar pronta até 3 vezes mais rápido. Assim, em comparação com uma obra de alvenaria convencional, o custo da obra pode reduzir de 15% a 25%.


Outra vantagem dos containers, é sua flexibilidade construtiva, seus módulos possuem diferentes dimensões, são resistentes, e ao mesmo tempo são leves, o que facilita para o deslocamento e o encaixe com outros módulos, o que também o torna prático, podendo ser reposicionado ou até mesmo transportado para outro local.  Eles também são considerados versáteis, permitindo a expansão da obra adicionando novos módulos e, podendo ser conectados aos containers já existentes. Além disso, eles podem ser utilizados na posição vertical, o que permite o melhor aproveitamento do espaço físico disponível.


Contudo, é visível a justificativa da tendência e da grande demanda, hoje em dia, da utilização de containers na construção civil, por serem práticos e financeiramente atrativos. Para o uso destas estruturas nas obras é importante contar com profissionais especializados em construções dessa categoria para garantir a melhor forma de concepção e implementação dos mesmos na construção.


por


Gian Franco Werner


Msc, engenheiro e Perito Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho



Compartilhe